Donnie Darko - O Clássico Imortal


Este é um resumo tirado do Wikipédia Sobre um dos melhores filmes cult da história (na minha opinião). Já deixo a dica, vale muito a pena ver este filme.

Donnie Darko é um filme norte-americano do ano de 2001, dos gêneros ficção científica, drama e horror . Apesar de não ter alcançado notória popularidade, o filme recebeu e participou de grandes premiações, obteve, ainda, criticas positivas pelo enredo e trilha sonora, se tornando um clássico do cinema "cult". Mesmo após inúmeras tentativas e introspecções, o final do filme é carregado de dúvidas e incertezas e diversas interpretações são possíveis.

A história se desenrola em um subúrbio norte-americano, no fim dos anos 80. Donald Darko é um garoto considerado problemático, que já foi preso por ter queimado uma casa. Em uma noite, um coelho gigante tenebroso chamado Frank acorda Donnie, guiando-o até um campo de golfe, onde ele passa a noite. Quando acorda, Donnie descobre que Frank salvou sua vida de uma turbina de avião que despencou do céu caindo exatamente em sua cama. Frank ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo (28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos). Donnie procura saber quais são as intenções de Frank , e continua fazendo o que o coelho lhe pede, como destruir o encanamento da escola durante a noite, assim inundando-a, bem como queimar a casa de um palestrante motivacional (Jim Cuningham).


Em um dos encontros entre Donnie e Frank, este pergunta se Donnie acredita em viagens no tempo. A partir daí, Donnie passa a investigar o assunto, indo tirar dúvidas com um professor, que explica para Donnie temas da física teórica como a possibilidade de viagem ao tempo usando obras como de Uma Breve História do Tempo de Stephen Hawking, viagens mais rápidas que a luz e buracos de minhoca. Então, o professor dá a Donnie uma cópia do livro fictício "Filosofia da Viagem no Tempo", escrito por Roberta Sparrow, uma vizinha idosa de Donnie. O garoto passa a ler o livro e diz que muitas das coisas que ele está vivendo são descritas em alguns dos capítulos.

O filme aborda a capacidade da pessoa trabalhar o que é o mundo de verdade, o lugar em que ele se encontra, ou o pessoal da própria vida. O protagonista também tem a habilidade de, em algumas cenas, ver o que as pessoas e ele próprio irão fazer no futuro breve, graças a uma bolha quase líquida que sai do peito e indica o caminho a ser seguido. Assim, o filme também trabalha com a ideia de destino e de livre arbítrio.


O anti-herói Donnie, também vivencia situações típicas do cotidiano de um adolescente, contudo, sua disparidade de senso quanto ao "normal", o faz ter percepções frias da realidade, e, por consequência, se rebelar contra ela.

Muitas interpretações são possíveis sobre a história do filme. Há quem diga que não passa de alucinações ou um sonho do garoto, ou que o final simplesmente não faz sentido. Porém, na edição do diretor, lançada em 2004, dá pistas sobre uma das possíveis interpretações. O site oficial do filme possui cópias de algumas páginas do livro "Filosofia da Viagem no Tempo" que levam a crer que o filme se passa em um Universo Paralelo, em que Donnie é o "receptor vivo" responsável por levar um "artefato" de volta ao Universo Principal. E Frank é um "Manipulado Morto", que guia o receptor à fazer as ações que levam à cadeia de eventos. Do contrário, ambos os universos podem ser destruídos e tudo o que existe neles. De acordo com essa interpretação, todos os demais personagens são "manipulados" de maneira a levar Donnie a cumprir seu dever, tornando impossível que ele não o faça.


0 Comentários:

Postar um comentário