Três Episódios Macabros de Tom & Jerry


Não é de hoje que alguns desenhos antigos chamam a atenção por sua violência explicita, e mensagens subliminares, um deles muito lembrado é o gato Tom e sua insistente luta diária para capturar o ratinho Jerry.
Os episódios desse desenho são típicos clichês gato tentando pegar rato. Porém alguns episódios tiveram uma temática tão pesada que foram banidos da TV devido a censura.



Agora trago para vocês três episódios banidos desse cartoon. Eu quando criança assisti á todos, mas só agora depois de adulto foi que realmente entendi o significado das mensagens, pois minha mente assim como a de muitas crianças da época não conseguia assimilar a maldade e crueldade oculta naqueles episódios, dando assim espaço apenas para a inocência e humor cômico.

Obs: Os episódios só estão disponíveis em inglês.

1 º . The Two Mouseketeers- EP.113

Neste episódio o gato Tom é encarregado de proteger o jantar do rei, e a pena pela falha da missão seria a de ser decapitado, então Jerry e seu sobrinho decidem infernizar a vida do pobre gato. Ao final do episódio Jerry e seu sobrinho saem vitoriosos levando boa parte da comida do banquete, e ao longe Jerry e seu sobrinho avistam uma guilhotina sendo usada, então fica a entender que Tom falhou e teve sua cabeça decepada.

O episódio termina com  ratinho falando "Guerra é guerra."



2 º . Heavenly Puss - EP. 4

Neste episódio Tom é atingido por um piano, fato que causa sua morte, ele então sai de seu corpo e vê uma escada luminosa que leva para cima. Tom sobe na escada rolante para o céu, e olha entristecido para seu corpo que ficou ali no chão sem vida.

Ao chegar no céu Tom avista de alguns portões dourados um trem igualmente dourado, ele pega uma fila onde já há vários gatos e um gato que parece ser o bilheteiro que dá a passagem para o céu.

Os gatos na fila também tiveram mortes violentas, o primeiro gato está todo machucado e com uma dentadura na calda, o que dá a entender que foi atacado por um cachorro.

O segundo parece bem até tirar o chapéu e vemos um galo enorme em sua cabeça, o que dá a entender que ele foi morto por uma pancada forte provavelmente dada por um humano.

O terceiro está totalmente achatado o que dá a entender que morreu atropelado, uma morte bem comum entre os gatos.

O que mais choca nesse episodio é que na sequencia da fila aparece um saco pulando, e de dentro deles saem três filhotes de gatinhos ensopados o que deixa a entender que foram abandonados por alguma família e jogados dentro de um saco em um rio para morrerem lentamente.

Quando chega a vez de Tom ele é barrado e o bilheteiro fala que ele foi um gato mal por viver perseguindo o ratinho Jerry e que pra ele escapar do inferno ele precisa da assinatura do ratinho. Tom volta para a terra afim de conseguir a tal assinatura, o ratinho se recusa a dar mas logo sede, sede tarde demais.

Então Tom vai para o inferno e a sena dele sendo torturado, aos poucos vai se tornando uma cena de ele dormindo perto da lareira sendo atingido pelas brasas, o gato se acorda assustado e ao perceber que foi tudo um sonho passa a tratar bem o ratinho.



3 º . Blue Cat Blues - EP. 103

Esse episódio é considerado por muitos como  sendo o ultimo episódio de Tom e Jerry, pois o final deixa a entender um provável suicídio dos dois protagonistas.

Mas este não é o ultimo realmente porque depois deste vinham outros em seguida como Barbecue Brawl que foi o 104º curta de Tom e Jerry que deu sequencia aos episódios posteriores.

O episódio começa com Tom e Jerry tomando uma limonada e Tom acidentalmente por pouco engole Jerry, mas consegue tirar o amigo de sua boca a tempo, em seguida aparece uma gata e Tom logo se apaixona por ela Tom rasteja por ela e ela o faz de idiota, Jerry tenta fazer Tom sair dessa mas todo o seu esforço é em vão.

Tom está com a gata em um balanço até que em um de seus impulsos ela vê um outro gato em uma varanda, o mesmo podre de rico, assim a gata logo troca Tom por ele que passa a vender tudo que tem para impressioná-la mas ao fim ela casa com o outro gato rico.

Tom acaba na falência, se entrega ao vício do álcool, e está jogado na sarjeta com uma depressão forte. Ao final vemos Tom sentado em um trilho com uma cara totalmente depressiva e acabada, e Jerry sobre a ponte lamentando pelo amigo e dizendo que isso é o melhor pra ele que assim ele pararia de sofrer o que dá a entender explicitamente um provável suicídio. Logo em seguida Jerry puxa uma foto do que parece ser sua namorada e fica todo contente, mas logo vê a mesma em um carro também casada com um rato rico.

Jerry senta no trilho ao lado de Tom, ambos com a mesma cara de depressão, ao final ouve-se o barulho da buzina do trem e a tela fica preta o que dá a entender que eles cometeram suicídio sentados nos trilhos e deixando que o trem os atropelassem.



Espero que tenham gostado do post de hoje pessoal.